Oclusão dentária errada = postura cervical incorreta

Você sabia que existe uma relação entre a boca e a postura? Segundo estudos, as alterações na boca modificam o equilíbrio postural.

De acordo com a Revista CEFAC, estudos feitos permitiram concluir que existe relação entre respiração oral, a postura da cabeça e pescoço e oclusão classe II de Angle nas crianças estudadas. Em sujeitos com respiração oral, a anteriorização da cabeça foi predominante.

O estudo observou em 110 crianças divididas em Grupo I: respiradoras nasais e Grupo II: respiradoras orais. Para avaliação da respiração utilizou-se o teste do vapor no espelho e água na boca, e exame clínico intra-oral para classificação oclusal de Angle. A análise da postura foi realizada por meio de fotogrametria para mensuração do ângulo pré-definido pelos pontos Processo Espinhoso da sétima vértebra cervical, Manúbrio do Esterno e Ápice do Mento. Os dados obtidos foram tabulados e submetidos à análise estatística, utilizando o programa SPSS 12.0, num intervalo de confiança de 95%.

Especialistas recorrem as técnicas de Ortopedia Facial, que trata as desarmonias entre os ossos da face, realizada geralmente, em fase de crescimento ativo da criança e com aparelhos removíveis.

Tratar a má oclusão precocemente ajuda a criança a crescer e se desenvolver com uma postura correta, evitando problemas futuros.

Dental ABS

Comente usando o Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>